16 de março de 2012

A corrida contra o tempo

        Foi dada a largada! A noticia da bolsa de graduação sanduíche pelo CNPq soou como um apito de largada de uma corrida contra o tempo. Fomos logo atrás de tentar resolver as coisas necessárias para tirar o visto. Olhe que são documentos demais para dar conta do visto de estudante! E nessa postagem vou esclarecer como foi a nossa saga atrás de todos eles, já que em cada um deles temos uma história para contar.

        Bom, nossa lista começou bem antes da resposta, com a solicitação do passaporte, retirado desde dezembro. No dia de levar os documentos tudo bem, mas no dia de ir buscar o passaporte eu fui correndo pra pegar a Casa da Cidadania aberta, quando chego na PF ainda aberta espero mil séculos por que os responsáveis em despachar o passaporte estava tirando foto, pedindo autógrafo e conversando bem tranquilo com Nairon Barreto ou "Zé Lezin" um humorista paraibano. Enquanto isso me esperavam numa ótica no mesmo shopping. Santa paciência!
        Assim que saiu a resposta da bolsa começamos a ir atrás dos documentos da lista. Fomos em busca de um atestado de idoneidade no Banco do Brasil. Duas horas de conversa com o funcionário do banco sobre o curso de psicologia e a nossa viagem nos rendeu um atestado que não serviu para o consulado, pois não era necessário e nem era do mesmo modelo que eles queriam.
        O certificado ou atestado médico foi um capítulo a parte para mim. Minha mãe pediu ao meu médico para ele preenchê-lo de acordo com o modelo, assinar e carimbar. Porém minha mãe trouxe sem o carimbo. Quando fui atrás do carimbo era época de carnaval, ou seja, tudo fechado. Só consegui os carimbos sem o CRM, nada feito! Precisei adiar o dia de ir no Consulado por conta desse carimbo!
        Ah, o seguro saúde foi outra novela! Fomos direto na seguradora indicada pelo Consulado. Chegando lá precisamos esperar muito por conta do período que deveria ser coberto pelo seguro (mais de um ano). Esperar muito significou literalmente QUATRO HORAS para sair de lá com tudo certo. Nossa paciência estava no limite.
        Em disparado, dentre todas essas histórias, a que mais temos coisas pra contar é do atestado de antecedentes criminais. Primeiro por que fomos informada que poderíamos consegui-lo no bairro do cristo, no IPC. Meu amigo, isso era ao lado do IML. Fui com Izabela, meia hora de ônibus, tentar conseguir esse documento com minha tia que trabalha lá. Izabela não tinha levado a xerox da identidade, só da CNH, teve que voltar pra casa, pegar o documento e voltar pra lá. O negócio é que depois de todo o aperreio, fomos informadas no consulado que aquele atestado não valia pois era estadual.
        Indo atrás do atestado FEDERAL foi mais correria! O posto da PF fica em Cabedelo, o ônibus pra ir pra lá para na BR, e temos que andar muito para chegar até lá! Pra voltarmos temos que atravessar a BR. Até aí tudo bem, se não fosse o fato de parara um homem no carro oferecendo carona, de estarmos correndo para conseguir chegar no cartório antes de fechar para autenticá-lo na hora. Por falar nisso, chegamos quando estavam fechando a porta, mas deu certo!
        O justificante de benefício da bolsa foi penoso pra mim, 1 mês pra receber uma carta de Brasília, que só saiu por que liguei pra lá e também pedi a uma prima e tia para irem lá no CNPq resolverem isso. Imaginem meu estado de nervos
        As coisas que eles pedem são: solicitação de visto, carta de aceitação, justificante de matrícula, plano de estudos, 2 fotos 3x4, comprovante de residencia, pagamento da taxa. Uma coisa que não devem esquecer para caso de visto é que todos os documentos com assinaturas devem ser reconhecidos em cartório. Além disso precisa de uma cópia comum de cada documento.
        Mas além de tudo isso, a coisa mais importante que devem ter é PACIÊNCIA. Aliás, esse é o tema da minha próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário